segunda-feira, 12 de março de 2012





Sinais do passado II

Perobas

A localidade de Perobas, situada a meio caminho de Lima Duarte a Olaria, guarda testemunhos de duas grandes obras ali realizadas: a rodovia Lima Duarte a Bom Jardim, inaugurada em 1949 e construída a partir do Viaduto da Barreira desde 1939 e o ramal Ferroviário Lima Duarte a Bom Jardim, de 1944 a 1954.
Da rodovia, ainda restam inscrições numa rocha e a Biquinha, na chegada
Da ferrovia, o Corta Rio, o Armazém.


Na primeira foto, a inscrição em rocha "VIVA O DR. V.A.F  1939. Quem terá sido esse Dr. V.A.F. e o que tem a ver com a estrada? Presume-se que seja alguma autoridade relacionada à construção da rodovia, um engenheiro talvez... Mas há que se pesquisar, num campo complicado, já que construções de estrada nessa época não eram muito documentadas.




 Na foto ao lado a Biquinha de Água Potável, bem na chegada do povoado. Traz sob o lodo, o bom lodo verde que denota a boa qualidade da água, a inscrição S.V.O.P 1939. A biquinha é até hoje ponto de parada dos viajantes...

Mas o que chama mais atenção é o Corta Rio, abertura feita a dinamite na rocha bruta, para permitir o desvio do Rio do Peixe e a consequente passagem do leito ferroviário.
O rio contornava uma elevação bem perto do povoado, gerando uma garganta em cuja encosta já havia sido aberto o leito da rodovia. Para passar a ferrovia, resolveu-se eliminar essa curva, permitindo que se cavasse ali o leito da ferrovia. Na rocha viva, vê-se os furos feitos para a dinamite.



Na foto abaixo, vê-se uma planta da rodovia com a curva do Rio do Peixe eliminada com a abertura do canal.
Projeto Rodovia 1937 com Curva do "Corta Rio e foz do Rib. Rosa Gomes
Na foto abaixo, o Armazém situado entre a rodovia e a ferrovia, ainda hoje ponto de convergência dos moradores locais. No tempo das obras, serviu como local de abastecimento de gêneros de primeira necessidade aos trabalhadores das estradas.A estrada da esquerda da foto é a rodovia. À direita do prédio do armazém, cruzando a estrada que hoje vai dar na BR 267, passa o leito da ferrovia que nunca viu trilhos nem locomotiva, e que na foto panorâmica de Perobas, acima, corresponde ao local onde se vê bananeiras...

Armazém de Perobas






As fotos 1,2 3 e 5, foram extraídas do blog http://perobaslimaduarte.blogspot.com.br/. A do Corta Rio, foi compartilha de de Ronisch Baumgratz e a do mapa da rodovia, é do Arquivo Público Mineiro.




2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem. Está muito bem redigida, mostrando claramente a importância de conhecer fatos que muitas vezes passam despercebidos por nós.Fiquei emocionado de ver tanta riqueza de detalhes. Um abraço e que Jeová te abençoe!

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    1. Perobas tem muita história pra contar,Marcos!Vamos aos poucos levantando os causos e fatos! Obrigado pelo comentário!

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