quinta-feira, 5 de abril de 2012

Lourival Brasil e a BR 267...


Lima Duarte deve muito a Lourival Brasil Filho!  Não apenas por sua bondade, retidão de caráter e honestidade! Muito menos por ter se unido a uma lima duartina por casamento.
Lourival Brasil Filho, fez suas as grandes bandeiras de Lima Duarte, obras que marcaram de maneira indelével nossa História: a ferrovia Lima Duarte a Bom Jardim,  a BR 267 e o Parque Estadual de Ibitipoca.
Falemos primeiro da BR 267...
Deputado Lourival Brasil (perto
da Bandeira Nacional)
Inauguração da Escola  Pedro Paz em
Lima Duarte em 1954.
Estreando como deputado Estadual em 1950, com expressiva votação em Lima Duarte, Lourival Brasil Filho fez um importante discurso defendendo a ligação de Lima Duarte a Bom Jardim por ferrovia, obra então com 70% de todo o cronograma executado mas sempre carente de recursos e com oneráveis e constantes paralisações. A obra nunca foi terminada, e o deputado então abriu fogo em outra direção: a abertura da BR 32 (mais tarde 267) ligando a Zona da Mata ao Sul de Minas.
Da tribuna da assembléia pronunciou mais de 100 discursos versando sobre a importância do tema. Viajou ao Rio de Janeiro e depois Brasília, buscando apoio, batendo à porta do DNER, no Ministério dos Transportes e até nos Gabinetes de vários Presidentes da República, acompanhado de comissões que reivindicavam a obra.
Concedeu centenas de entrevistas a jornais de Juiz de Fora e Belo Horizonte, além de pronunciar palestras em clubes de Serviço como Lions Clube e Rotary e demais associações de classe.
Criou, com sede em Lima Duarte, a Comissão Pró construção e Pavimentação da BR 267.
A obra seria finalmente inaugurada em 07 de Março de 1978, sob a administração Aureliano Chaves de Mendonça, sendo Secretário Estadual de Administração o próprio Lourival Brasil Filho.
Muitos lutaram pela execução da obra.
Porém nenhum com o denodo, zelo e persistência de Lourival Brasil Filho.
A foto do deputado foi compartilhada do Acervo Afrânio de Paula, gentilmente cedida por Vicentina Salgado.


Um comentário:

  1. Marco Antônio,

    Parabéns pela Postagem de Rico conteúdo. É uma Pena os desleixos dos Governantes com a Manutenção do Local de Grande Importância Histórica.

    José Geraldo Baía

    ResponderExcluir